Conheça mais

Conheça mais

As rachaduras nos calcanhares

O diabetes é o pior inimigo na manutenção de uma pele perfeita, saudável e viçosa. A presença de maior quantidade de açúcar no sangue, faz com que os teores de hidratação natural da pele migrem para o interior do organismo causando ressecamento intenso, alta desidratação, afinamento da pele, e a deixa mais propensa a rachaduras e fissuras, que em casos extremos causa infecções por fungos ou bactérias e não incomumente sangramento nos calcanhares.

O diabetes e nossa pele

As rachaduras nos calcanhares, chamada queratose, são formadas pelo engrossamento da camada superficial da pele, sendo uma reação normal de defesa contra agressões causadas por exemplo, pelo atrito com calçados apertados, a um processo de ressecamento extremo, alterações climáticas, falta de hidratação frequente, problemas de postura, ou por motivos de ordem interna ao organismo.

Nossos pés exigem cuidados redobrados, pois são eles que sustentam o peso de nosso corpo, e o problema das fissuras nos calcanhares atinge duas em cada dez pessoas. Pequenos hábitos do dia a dia, também podem acelerar o aparecimento deste problema, tais como andar descalço, contato com produtos químicos, como por exemplo produtos de limpeza doméstica, lixar os pés frequentemente e o diabetes que causa uma menor lubrificação natural da pele originando o ressecamento.

Em termos médicos, chamamos os calcanhares rachados de fissuras, e frequentemente estas fissuras são tão profundas que atingem todas as camadas da pele, alcançando os nervos, causando dor e desconforto, as vezes até sangramento, além obviamente da questão estética, devido a grande visibilidade de nossos pés sobretudo quando usamos calçados abertos.

O endurecimento da pele nos calcanhares, frequentemente é tanta, que causa rachaduras ainda maiores pelo simples fato de caminhar e movimentar os pés, aumentando as rachaduras. 

Contrariamente a crença popular, o uso de lixas ou pedra pomes apenas acelera o processo de espessamento da pele nos calcanhares, pois trata-se de uma agressão a esta região, e numa reação de defesa acaba engrossando ainda mais.

O uso de hidratações profundas, aliado a ingredientes queratolíticos e a adoção de hábitos saudáveis, ajudam a eliminar o problema. Vale lembrar que a maior parte de nosso organismo é composto de água, portanto fica simples perceber a importância da hidratação na prevenção deste problema.

CREME REPARADOR DE CALCANHARES

Rachaduras & Descamação & Calosidades

HERBALM Creme Reparador de Calcanhares elimina o desconforto, o espessamento e a descamação; repara as rachaduras e fissuras em profundidade; suaviza os calos e as asperezas da pele, tornando-a absolutamente lisa e refinada, renovando sua beleza e funcionalidade.