COVID-19 está nos ensinando muito sobre autocuidado e relacionamentos

covid-19 está nos ensinando muito sobre autocuidado e relacionamentos humanos

A pandemia da COVID-19 está redefinindo o modo como cuidamos da nossa saúde e como nos relacionamos

Quando pensamos nas mudanças que a COVID-19 pode estar nos impondo, as principais são o autocuidado e a forma como nos relacionamos. Talvez demore muitos anos até que percebamos o quanto esse vírus letal nos modificou, pois está acontecendo tudo tão rápido que nem vemos mais o tempo passar.

Muitos hábitos que hoje são “normais” para nós, há pouco mais de 8 meses eram atitudes raras entre a maioria. Sair de máscara, não se misturar as multidões, lavar as mãos várias vezes ao dia, trocar de roupa ao chegar, álcool gel por todos os cantos. Essas são algumas das “novas tendências” em nossas vidas. Sem falar na relação entre as pessoas que hoje em dia é muito restrita a cumprimentos e gestos à distância.

Autocuidado

covid-19 autocuidado

Antes da pandemia, nosso autocuidado era quase como aquele cochilo após o almoço de domingo. Quando sobrava um tempinho para o “meu momento”, cuidávamos do cabelo, da pele, da saúde, etc. Atualmente, os hábitos de autocuidado sofreram uma upgrade gigantesca. Com o trabalho em casa, as crianças sem aula e o tempo ocioso sendo um pouco maior, está surgindo aquele tempo a mais para cuidarmos de nós e de nossas famílias.

Estamos aprendendo melhores hábitos de higiene como andar com higienizador antisséptico na bolsa e nos cantos da casa, aprendendo a praticar exercícios em casa, passando mais tempo com nossos filhos e até mesmo aprendendo hábitos como meditação, ioga entre outros. Muitos estão reaprendendo a apreciar a natureza, caminhar ao ar livre, praticar atividades relaxantes. Tudo isso já faz parte de um processo de aprendizagem de um “novo normal”.

Relacionamentos humanos

covid-19 relacionamentos

Antes da pandemia, as relações humanas corriqueiras do dia a dia eram praticadas sem nenhuma preocupação sanitária. O “calor humano” sempre falou mais alto, principalmente aqui no Brasil, um pouco menos em países como os Estados Unidos, por exemplo. Durante esse período estranho para a maioria de nós, estamos vivendo e sentindo sensações nunca vividas e sentidas. Todos estamos no mesmo barco, não há ricos ou pobres, negros ou brancos, beatos ou ateus. Todos estamos em risco o tempo todo, e essa ligação nos ensina a sermos mais atenciosos com aqueles que estão ao nosso redor.

Não apenas damos bom dia, mas perguntamos aos nossos familiares e amigos se estão todos bem, se nada fora da normal está acontecendo com eles. Um espirro, um olho vermelho, um simples semblante mais abatido já nos deixa em alerta, com receio do que pode estar acontecendo.

Por outro lado, as opiniões divergentes sobre a forma de nos relacionarmos também está causando constrangimentos e afastamentos das pessoas. As pessoas não concordam com algumas questões realmente importantes hoje em dia, e isso causa muita desconfiança e leva a algumas discussões difíceis. Temos de estar atentos para não nos separarmos devido a opiniões e posições políticas diferentes.

Considerações finais

Embora a pandemia COVID-19 tenha trazido muita mudança de autocuidado e relacionamentos para as nossas vidas, muitos estão trabalhando para encontrar uma perspetiva positiva. Algo que mostre que estamos abertos a mudar para melhor e isso lembra-nos que estamos todos juntos nisso. Que todos possamos aprender com tudo isso. Acompanhe sempre o nosso blog e nossa página no Facebook para se atualizar sobre nossas novidades e dicas para sua saúde e de sua família. Também estamos no Instagram, no Youtube e no Linkedin.

Você tem alguma dúvida ou gostaria de perguntar algo:

Envie-nos uma mensagem através de nosso formulário de contato

Ou envie um WhatsApp para: (51) 99244-2889

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!