10 dicas de autocuidado com a região íntima feminina

10 dicas de autocuidado com a região íntima feminina

Saiba como manter a saúde da sua região íntima em dia com cuidados simples de praticar

Você mantém o autocuidado da sua região íntima em dia? A saúde vaginal é uma parte importante da saúde geral de uma mulher. Os problemas vaginais podem afetar a sua fertilidade, desejo sexual e capacidade de atingir o orgasmo. Problemas de saúde vaginal também podem causar problemas de stress, problemas no relacionamento e afetar a até mesmo a sua auto-confiança.

O que é uma Vagina?

A vagina é um canal elástico e muscular que liga o útero ao exterior do corpo. Tem um forro suave e flexível que proporciona sensação e lubrificação. A vulva e os lábios formam a entrada, e o colo do útero sobressai na vagina, formando a extremidade anterior.

O que é a vulva?

A vulva é a área dos órgãos sexuais femininos que está fora da vagina. Estes órgãos incluem dobras de tecido sensível chamadas lábios.

Sempre consulte o seu médico ginecologista se notar:

  • Mudança na cor, odor ou quantidade de secreção vaginal (corrimento)
  • Vermelhidão vaginal ou comichão
  • Sangramento vaginal entre períodos, após o sexo ou após a menopausa
  • Uma massa ou uma protuberância na sua vagina
  • Dor durante a relação sexual.

Veja aqui, 10 dicas de autocuidado para manter sua região íntima saudável

1. Mantenha uma boa higiene

A forma correta de limpar a vagina é da frente para trás (da vagina para o ânus) e não o contrário. Evite utilizar sabão ou sabonete comum, preferindo produtos íntimos. Procure trocar com frequência o absorvente durante o período menstrual. Evite utilizar produtos perfumados na região íntima.

2. Roupas íntimas corretas e sempre secas

Procure utilizar mais as roupas íntimas 100% algodão, que respiram melhor. Lembre-se de manter sua roupa íntima sempre limpa e seca para evitar a presença de bactérias e fungos.

3. Vacine-se

Vacinas podem protegê-la do HPV, o vírus associado ao cancro do colo do útero, bem como a hepatite B – uma infeção hepática grave que pode espalhar-se através do contato sexual.

4. Cuide da sua saúde geral

Mantendo sua saúde geral você terá uma qualidade de vida melhor, o que estará melhorando também a saúde da sua região íntima.

5. Faça visitas ao seu ginecologista frequentemente

Não tenha medo nem vergonha de visitar regularmente o seu médico ginecologista para ter certeza que está tudo certo. Ele é especialista no assunto e se necessário lhe solicitará exames complementares para saber se a sua saúde está 100%.

6. Evite o Álcool e Cigarro

O abuso de álcool pode afetar negativamente a função sexual. A nicotina pode inibir a excitação sexual. O abuso dessas substâncias também pode causar má saúde física e mental, o que pode afetar a função sexual.

7. Faça sexo seguro sempre

O sexo não protegido traz o risco de doenças sexualmente transmissíveis (DST) tais como clamídia, gonorreia, herpes, sífilis e vírus da AIDS (HIV). Assim, usar proteção como preservativos cada vez que faz sexo é uma das formas mais simples e eficazes de prevenir DST’s e uma gravidez indesejada. Mas antes de usar um, verifique se é alérgico ao material do preservativo e escolha o que lhe convém.

8. Pratique exercícios de Kegel

A prática de exercícios de Kegel é uma excelente maneira de controlar a perda involuntária de urina. Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico – os quais sustentam o útero, bexiga, reto e intestino delgado – combatendo a incontinência urinária.

9. Sempre limpe a região íntima após o ato sexual

Faça sempre a higiene da região íntima após o ato sexual mesmo que tenha feito com preservativos. Não somente as secreções mas também os resíduos químicos do lubrificante podem causar infecções e mau cheiro.

10. Realiza autocuidado regular

O autocuidado com produtos especializados para a região íntima feminina é algo mais fácil do que você pode imaginar. Um exemplo é a utilização regular de Eternea V da LAB, um poderoso e inovador tratamento para o rejuvenescimento e embelezamento da vulva.

Considerações finais

Se você está procurando por um tratamento de autocuidado para a região intima, conheça Eternea V agora mesmo! Acompanhe sempre o nosso blog e nossa página no Facebook para se atualizar sobre nossas novidades e dicas para sua saúde e de sua família. Também estamos no Instagram, no Youtube e no Linkedin.

Você tem alguma dúvida ou gostaria de perguntar algo:

Envie-nos uma mensagem através de nosso formulário de contato

Ou envie um WhatsApp para: (51) 99244-2889

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!