O que acontece se os piolhos não forem tratados?

Sinais e sintomas de piolhos podem ser um aviso que você precisa tomar alguma atitude

Os piolhos são parasitas que devem ser tratados imediatamente ao serem identificados. Vivem nos cabelos e se alimentam do sangue do couro cabeludo. Embora os piolhos sejam inofensivos e não espalhem doenças, eles podem causar muito desconforto e angústia.

Transmitidos por contato próximo e conhecidos por se espalharem rapidamente, os piolhos são mais comuns em crianças de 3 a 11 anos. De fato, até 30% das crianças são infectadas por piolhos no Brasil anualmente, apenas nessa faixa etária. Para manter sua família livre de piolhos, aprenda a identificar os sinais e sintomas de infecção, como coceira, inchaços descoloridos e sinais visuais. Os piolhos se movem muito rapidamente, portanto nem sempre são fáceis de ver.

A LAB é especializada em produtos para eliminar piolhos isentos de ingredientes tóxicos ou agressivos, sendo um produto de uso seguro para crianças de todas idades. São produtos hipoalergênicos, testados clinicamente e dermatologicamente. Conheça o XÔ PIOLHO BLISS e a TOUCA PIOLHO CAP.

Para detectar uma infestação por piolhos, observe os seguintes sintomas:

  • extrema coceira no couro cabeludo
  • uma sensação de cócegas ou rastejamento na cabeça
  • pequenas protuberâncias vermelhas no couro cabeludo ou no pescoço

Se você acha que seu filho pode ter piolhos, observe os seguintes sinais:

  • coçar a cabeça com frequência
  • feridas na cabeça, resultado de arranhões frequentes
  • pequenas protuberâncias vermelhas no couro cabeludo ou no pescoço

Como os piolhos são particularmente ativos no escuro, eles também podem atrapalhar o sono do seu filho. Portanto, dificuldade para dormir e irritabilidade durante o dia podem ser um sinal.

Os piolhos são altamente contagiosos , principalmente ao compartilhar escovas de cabelo, chapéus e outros objetos pessoais. Portanto, é uma boa ideia verificar todos os membros da sua família (e outros contatos próximos) se alguém da sua família os tiver.

Sinais Visuais

Cerca de metade das pessoas com piolhos não coçam a cabeça; portanto, a melhor maneira de detectar uma infestação é procurar sinais de uma infestação. Ao separar os cabelos e examinar o couro cabeludo sob luz forte (idealmente com uma lupa e um pente de piolhos ), você poderá observar de perto os piolhos. Os insetos são geralmente mais fáceis de ver perto das orelhas e na nuca.

Os piolhos não têm asas e têm três formas: o ovo ou lêndea, a ninfa ou piolho jovem e o piolho adulto.

Veja como identificar cada tipo de piolho:

Ovo ou Lêndea

De formato oval e extremamente pequeno (ou seja, do tamanho de um nó em linha), lêndeas são freqüentemente encontradas na parte de trás do pescoço ou atrás das orelhas. Como geralmente aparecem em branco, às vezes são confundidos com caspa. Ao contrário da caspa, no entanto, as lêndeas são presas a cabelos individuais (geralmente próximos ao couro cabeludo) e não caem quando o cabelo é sacudido.

Ninfa ou Piolho Jovem

Um tipo de piolho recém-nascido do nit, uma ninfa se assemelha a um piolho adulto (geralmente branco acinzentado a marrom), mas é menor em tamanho. Leva nove a 12 dias após a eclosão da nit para uma ninfa amadurecer e se tornar adulta.

Piolho Adulto

Os piolhos adultos têm aproximadamente o tamanho de uma semente de gergelim. Eles têm seis pernas, com garras em forma de gancho que lhes permitem agarrar-se firmemente ao eixo do cabelo. Geralmente marrom-acinzentado ou marrom, os piolhos adultos podem parecer mais escuros nas pessoas com cabelos escuros do que nas pessoas com cabelos claros.

ciclo de vida dos piolhos

Complicações

Juntamente com o estresse emocional e os distúrbios do sono, os piolhos podem levar a uma série de complicações quando deixados sem tratamento. Por exemplo, arranhões frequentes podem causar lesões na pele, o que pode deixá-lo vulnerável a infecções.

Como os piolhos se alimentam de sangue humano, uma infestação grave e crônica pode levar à perda de sangue e à anemia por deficiência de ferro. Além disso, uma reação alérgica a fezes ou picadas de piolho pode desencadear uma erupção cutânea em alguns indivíduos.

Saiba que na maioria dos casos essas complicações são raras. Os piolhos geralmente são inofensivos, mas é importante se livrar deles o quanto antes.

Quando consultar um médico

É importante procurar atendimento médico se você suspeitar que alguém da sua família tenha piolhos. Você também deve conversar com seu médico se você ou seu filho ainda tiverem sintomas de piolhos, mesmo depois de usar um tratamento sem receita como o XÔ PIOLHO BLISS ou o PIOLHO CAP da LAB. Em alguns casos, pode ser necessário tratar outras consequências da infestação dos piolhos, por isso a importância de uma opinião médica.

Conclusão

Tratar os piolhos pode ser um pouco mais do que apenas cuidados com os cabelos, dai a importância desse cuidado principalmente com as crianças. Como você pode ver, há maneiras inovadoras e eficientes de acabar com os piolhos sem agredir o couro cabeludo nem causar alergias incômodas. A LAB Cosmeceutical está em constante busca por fórmulas inovadoras para melhorar a forma como realizamos nosso autocuidado. Acompanhe sempre o nosso blog e nossa página no Facebook para se atualizar sobre nossas novidades e dicas para sua saúde e de sua família. Também estamos no Instagram, no Youtube e no Linkedin.

Você tem alguma dúvida ou gostaria de perguntar algo:

Envie-nos uma mensagem através de nosso formulário de contato

Ou envie um WhatsApp para: (51) 99244-2889

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!